Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

- 26/06/2024

Medida objetiva dar visibilidade às políticas públicas e disseminam informações preventivas

Duas cidades no Brasil aprovaram, neste mês de junho, legislações que incluem o Junho Laranja em seus calendários oficiais, possibilitando maior atuação dos governos locais tanto em campanhas de prevenção quanto na formulação de políticas públicas em benefício das vítimas de queimaduras. 

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou projeto de lei que institui o Junho Laranja e a Semana Municipal de Prevenção às Queimaduras no Município. De autoria dos vereadores Marcos Papa e Ramon Faustino, o PL tem como objetivo dar viabilidade às políticas públicas intersetoriais de prevenção e cuidados relacionados aos incidentes causadores de queimaduras, bem como democratizar e ampliar as informações relacionadas ao atendimento e tratamento.

Para o coordenador da Unidade de Queimados da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, Jayme Adriano Farina Junior, a legislação vai possibilitar maior oportunidade de divulgação de campanhas de prevenção de queimaduras na região.

Na justificativa do projeto, os vereadores destacaram que políticas públicas também viabilizam economia de recursos na pasta da Saúde, na medida em que a aplicação de técnicas voltadas para queimaduras, desde os primeiros atendimentos, pode evitar o agravamento e, consequentemente, dispensar hospitalização, cirurgias e reabilitação que se fazem necessárias quando o incidente não recebe o tratamento inicial adequado.

Amazonas – No Amazonas, a Lei ordinária nº 6.852, de 2 de maio de 2024, advinda do PL nº 114/2024 do deputado Cabo Maciel (PL), altera os dispositivos da Lei nº 268, de 13 de julho de 2015, que instituiu a “Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras”. A lei institui no Amazonas, a Campanha Junho Laranja, em atenção à prevenção de queimaduras.

A mesma lei instituiu o selo “Escolas Mais Seguras” para certificar as instituições de ensino que adotarem plano de evacuação, realização de palestras e treinamentos em casos de incêndios, danos estruturais e demais emergências em suas instalações.

A certificação do Selo “Escolas Mais Seguras” obedecerá a critérios e condições a serem instituídos mediante oportunidade e conveniência do Poder Executivo, segundo as diretrizes de desenvolvimento de uma mentalidade de prevenção e proteção contra incêndio e danos estruturais, situações de insegurança e violência escolar e demais emergências provenientes de acidentes, entre outras.

Vale lembrar que o estado já contava com a Lei estadual nº 6.561, de 6 de novembro de 2023, originada a partir do PL nº 252/2023, de autoria do deputado Wanderley Monteiro (Avante), dispõe sobre os direitos às pessoas com sequelas graves ocorridas de queimaduras.

Nacional – A nível nacional, tramita no Congresso Nacional o PL 3743/2021, que institui o mês “Junho Laranja”, dedicado à conscientização e à prevenção de queimaduras. 

Outros estados também possuem projetos de lei em tramitação, como é o caso de São Paulo, com o PL 1288 /2019.


*Foto: Divulgação Câmara de Ribeirão Preto

Outras Notícias

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes

Última semana de junho terá duas lives sobre inovações tecnológicas

Dois presidentes regionais da SBQ são eleitos conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

Junho Laranja: crianças são as principais vítimas de queimaduras no Brasil

Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

CBQ 2024: Prorrogado prazo para submissão dos trabalhos

Parceria entre SBQ, Fepecs e Abracopel pretende monitorar dados de queimaduras no Brasil

Médico usou poema para fazer uma das primeiras campanhas de prevenção a queimaduras do Brasil