Camping da esperança e da animação

- 11/09/2017

Correr sem limitações, tocar violão, se sujar de lama até não ter mais espaço no corpo. Churrasco, banho de mangueira, roda de conversa e muito mais. Essas atividades são comuns em campings, mas no Camp Samba, 1° acampamento para crianças vítimas de queimaduras no Brasil, elas tiveram um significado especial.

O evento, promovido pela Burn Advocates Network (BAN) em parceria com Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), ocorreu de 22 a 25 de junho em Campos do Jordão, São Paulo, coincidindo com o mês do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho, beneficiou crianças de 7 a 12 anos que carregam consigo cicatrizes estéticas e emocionais. Durante o acampamento, os pequenos puderam construir autoconfiança, fazer novas amizades e deixar as cicatrizes de lado para se aventurarem nas brincadeiras.

Para garantir os cuidados necessários e total diversão, as crianças tiveram a seu dispor uma equipe multiprofissional que contou com enfermeiras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros. O evento teve ainda a participação de voluntários e monitores. “Ouvimos relatos emocionados de funcionários que nos surpreenderam. Ao final do evento ainda recebemos o carinho tanto dos pais, quanto das crianças”, relata a assistente geral do Camp Samba, Juliana Vasconcelos. Conforme conta a assistente geral, a integralização e socialização do grupo goiano foi proveitosa. “Superamos até mesmo a distância e dificuldades, os pequenos percebem isso e nos devolvem com empenho no tratamento e naturalmente mostram aos outros participantes que tudo é possível. Eles, sem dúvidas, aproveitaram o máximo”, comenta.

Para divertir e animar a criançada, a organização contou com profissionais experientes no segmento. “Trouxemos visitas como a Maureen Maggi, que nos ajudou mostrando atividades físicas para estimular os pequenos, todas pensadas e desenvolvidas para proporcionar segurança, autoestima e independência”, comenta Juliana. Além disso, os pequenos participaram de atividades de culinária com o chef do restaurante Le Manjue, Renato Caleffi, ocasião em que puderam montar pizzas e fazerem biscoitos saudáveis.

A organização forneceu kits que continham tênis, chinelo, camiseta e roupas para o frio, já que todas estavam no inverno de Campos do Jordão, mas isso não importava porque o calor que exalava de cada criança era suficiente para aquecer o lugar. O acampamento contou ainda com roda de musicoterapia. A ex-atleta Maureen Maggi, saltadora, velocista brasileira e medalhista olímpica, e o Professor Lázaro chamaram as crianças para um bate-papo que rendeu muita animação. Teve ainda mágica, piadas, dança e cantoria.

Ao final das atividades, os pequenos se reuniram para uma roda de conversa e puderam expressar as angústias e falar o que as deixavam felizes. Tiveram declarações de amor, declarações emocionantes e o sentimento de não querer que aqueles dias chegassem ao fim. No último dia, banho de lama, recados de despedida e muita comoção.




Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade