Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

- 25/06/2024

A ação marca o mês de conscientização e ressalta tratamentos aliados à tecnologia dos curativos


A Mölnlycke, empresa sueca líder em tratamento de feridas, define três pilares para batalha contra as queimaduras: prevenção, informação e cuidado gentil. Na prevenção e informação, a empresa apoia campanhas de conscientização, como o Junho Laranja, promovido pela Sociedade Brasileia de Queimaduras. 

Além disso, a Mölnlycke promove a campanha Poder da Gentileza. Lançada em 2023, a iniciativa ressalta o valor de cuidados adequados na cicatrização de feridas por queimaduras. A empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, alia a tecnologia às atitudes gentis em seus produtos, com soluções para o tratamento de feridas.

“Nossa empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível”, afirma Pedro Schildknecht, gerente-geral América Latina da Mölnlycke. “Por isso, promovemos cuidados no tratamento de feridas por queimaduras através da campanha Poder da Gentileza, que incentiva a promoção de cuidados gentis como uma forma de aumentar a efetividade da cicatrização de feridas causadas por queimaduras”, completa. 

Ao fornecer produtos de alta qualidade para tratamento de queimaduras, a empresa destaca sua tecnologia Safetac®. Feita a partir de silicone, os curativos Safetac® possuem toque suave – evitando aderência com a ferida, reduzindo incômodos, dor e moldando o curativo à pele para uma melhor remoção. 

A tecnologia Safetac® está presente em produtos como Mepilex®, Mepitel®, Mepiform® e Mepitac®. As linhas de produtos atendem diversos tipos de feridas. Para queimaduras de 2º grau de pouco a médio exsudato e queimaduras de 3º grau, o Mepilex® Ag e Mepilex® Transfer Ag são os mais indicados. Já queimaduras de 2º grau com muito exsudato e queimaduras de 3º grau, Mepilex® Ag ou Exufiber® Ag.

Para fixação das coberturas, a Mölnlycke conta com as malhas tubulares da linha Tubifast®. Já o Mepiform® atua no tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides. Para enxertos, as áreas doadoras podem ser tratadas com Mepilex® Transfer Ag ou Mepitel® One e para a fixação do enxerto, Mepitel® One mais cobertura secundária. 

“Tratar queimaduras é um trabalho complexo, podendo envolver diversas etapas. Por isso é fundamental escolher o curativo ideal para garantir a cicatrização dos diferentes tipos de queimaduras”, explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora Clínica Latam da Mölnlycke.

“A tecnologia Safetac® foi pensada para diminuir a dor dos pacientes na remoção dos curativos. Sem danificar a pele e protegendo o tecido novo, essa tecnologia permite uma cicatrização natural e rápida. Além disso, nossas coberturas para tratamento das queimaduras possuem capacidade de absorção e manejo do exsudato, podendo permanecer na lesão por mais tempo (entre 7 e 14 dias), evitando trocas diárias e consequentemente o desconforto constante a que esses pacientes são submetidos com o uso de tecnologias convencionais”, conclui.

Além da Safetac®, outra solução tecnológica da marca é o Granudacyn®. Com base de Ácido Hipocloroso [HCIO] e Hipoclorito de Sódio (NaClO), a solução usa tecnologia avançada para limpeza, hidratação e prevenção de infecção de feridas como as queimaduras. A fórmula possui pH neutro, por isso é não irritante para a pele, minimizando o desconforto durante a aplicação. 

Os produtos Mölnlycke são comercializados em 50 países, incluindo o Brasil.


Sobre a Mölnlycke: A Mölnlycke é uma empresa sueca, líder de mercado em soluções médicas e pioneira em curativos com alta tecnologia de silicone no mundo. Em 175 anos de mercado, a Mölnlycke, que visa revolucionar o cuidado para pessoas e o planeta, opera em mais de 40 países. Na América Latina, além do Brasil está também no México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Centro América. Sua missão é oferecer os melhores cuidados na prevenção e no tratamento de feridas, gerando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.?Buscando oferecer uma atenção especial para quem sofre com feridas, a empresa promove a Campanha Poder da Gentileza, ressaltando o valor que cuidados gentis têm na cicatrização. Saiba mais no site.


Outras Notícias

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes

Última semana de junho terá duas lives sobre inovações tecnológicas

Dois presidentes regionais da SBQ são eleitos conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

Junho Laranja: crianças são as principais vítimas de queimaduras no Brasil

Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

CBQ 2024: Prorrogado prazo para submissão dos trabalhos

Parceria entre SBQ, Fepecs e Abracopel pretende monitorar dados de queimaduras no Brasil

Médico usou poema para fazer uma das primeiras campanhas de prevenção a queimaduras do Brasil