Campanha Junho Laranja 2022 encerra com sucesso

YD Comunicação - 01/07/2022

O esforço de todos foi fundamental para alavancar e solidificar esse mês que visa alertar a população sobre os riscos com queimaduras 

Prevenção é a palavra-chave quando se fala de queimaduras. Este ano, a campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), propagou o slogan “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras”. As situações cotidianas que podem levar a acidentes foram abordadas durante todo o mês.

Muitos eventos foram feitos, em diversas regiões do país. O alerta ganhou espaço nos veículos de comunicação e posts das redes sociais. Sempre com o apoio das regionais e diretoria da SBQ, Abbott, hospitais, ONGs, ligas acadêmicas, associações e sociedades profissionais; Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), Salah Shriners Santa Catarina, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de pessoas da comunidade.

De acordo com o presidente da SBQ, José Adorno, foram feitas diversas ações coordenadas e em diferentes formatos de Norte a Sul do País. “Este é mesmo o objetivo, tornar esse mês participativo. Expor o problema e a causa, ampliando o conhecimento e a conscientização de profissionais sobre o grave problema de saúde que as queimaduras representam”, conta.

Adorno alerta, ainda, para a importância de conhecer os riscos das queimaduras.  “A única maneira de alcançarmos melhores resultados é trabalhando com a prevenção e despertando a conscientização de todos sobre os riscos de traumas por queimaduras, melhorar o acesso ao tratamento, além de oferecer mais conhecimento. Nossa luta é por criar uma linha de cuidado às queimaduras, da prevenção à reabilitação. Estamos no caminho”, conclui o presidente da SBQ, destacando que o trabalho da prevenção deve fazer parte do dia a dia de todos.

Ações Junho Laranja – Para chamar ainda mais atenção sobre a importância do mês, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos de várias regiões do Brasil foram iluminados de laranja, em alusão a campanha. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi um dos monumentos iluminados por ação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que participou ativamente da campanha com entrevistas e envio de materiais para as mídias.

O dia 6 de junho, Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, abriu oficialmente a agenda de ações. As regionais da SBQ nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Sergipe e São Paulo fizeram uma série de palestras em hospitais e eventos em centros públicos.


No Ceará, o Instituto José Frota abriu a campanha com apresentação musical, entrega de cartilhas, palestra e um mutirão de cirurgias plásticas. Ainda no Nordeste, na Bahia, a prefeitura promoveu a palestra sobre o “Manejo de Pacientes Vítimas de Queimaduras”. 

Nas ações voltadas para a prevenção de acidentes com crianças, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez uma live de lançamento do livro “Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”. A Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) também fez uma live com o tema queimaduras em crianças. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, organizou atividades de prevenção na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira. 

O Camp Samba voltou, após dois anos sem edição devido à pandemia, e fez a alegria de 50 crianças, de sete a 14 anos, em quatro dias de acampamento, em São Paulo.

Em Santa Catarina, a Salah Shriners promoveu uma série de atividades na praça municipal de Chapecó. O 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM/MG) organizou uma web-conferência de atendimento a vítimas de queimaduras. 


Nos últimos dias de junho, voltado a profissionais de saúde e com certificação, foi feito um Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia pelo SIG Queimaduras e pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O talk show “Qual o melhor tratamento para as queimaduras e como preveni-las?”, organizado pela Abbott e pela SBQ encerrou o Junho Laranja com grande participação de profissionais.


Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”