Além da programação científica, XIII CBQ tem show e homenagens

YD comunicação - 29/09/2023

Cerca de 650 pessoas estiveram no Centro de Convenções de Salvador

A quinta-feira (28) foi animada e produtiva no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ). Cerca de 650 pessoas estiveram no Centro de Convenções de Salvador. Além da programação científica, os presentes puderem se divertir ao som do Tio Elétrico, cantando músicas do carnaval baiano.

O dia também rendeu homenagens. Uma delas foi entregue ao cirurgião plástico e representante Interinstitucional Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno. “Recebi com surpresa, alegria e emoção a notícia de ser homenageado nacional”, diz o médico. 

“Recebo essa honraria como reconhecimento  pelo trabalho de muitos e não apenas uma pessoa. Tenho, sobretudo, sentimento de gratidão pela oportunidade de ter estado representando a SBQ nas mais diferentes oportunidades e poder contribuir com uma forma de pensar e progredir com a responsabilidade grande de melhorar incluindo mais profissionais nesta construção”, completa José Adorno. 

Para ele, ter estado à frente da SBQ durante o período pandêmico colocou dificuldades e oportunidades lado a lado. “A luta quixotesca por uma causa tão nobre e sensível na saúde pública como as queimaduras torna nossa sociedade grandiosa. Somos uma grande instituição e com grandes responsabilidades em acelerar mudanças engendradas dentro de pesquisas e políticas necessárias e fundamentais para crescimento. Somos pequenos diante da grande tragédia das queimaduras, mas essenciais em perseguir o sonho na busca por melhor prevenção e cuidado. Retribuo e sou grato a todos, sem exceção, a honra da homenagem”, conclui.

Quem também recebeu homenagem durante o XIII CBQ foi a auxiliar de serviços gerais do Hospital Geral do Estado (BA), Débora Cristina Santana da Silva. “Eu me sinto privilegiada por ser um setor reconhecido internacionalmente e, além disso, compor uma equipe de profissionais humanizados e competentes e que buscam a qualidade e recuperação do paciente. Sei que a higienização é a parte inicial de todo processo, fazendo parte de um todo. Muito obrigada!”, agradeceu. 

Também foram homenageados o maqueiro do Centro de Tratamento de Queimaduras do HGE (BA), Roque Santos Borges e o diretor de relacionamento do Instituto Qualisa de gestão, Jadson Costa. 

Nesta sexta-feira (29), último dia de congresso, a programação segue até as 18h, quando terá a entrega de premiação dos trabalhos apresentados. Suga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que está acontecendo. 

Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade