27 de julho - Dia do Pediatra

YD Comunicação - 27/07/2023

Estima-se que, pelo menos, 30% das internações por queimaduras no Brasil seja de crianças. Segundo pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS, somente em 2021, 19% dos 110 mil casos de internação de crianças e adolescentes no país foram causadas por acidentes com queimaduras, ficando atrás, somente, das quedas (44%). Com números tão expressivos, um profissional torna-se imprescindível no atendimento a essas vítimas de queimaduras: o pediatra. 

“A queimadura em criança é, potencialmente, mais grave do que no adulto, pois a superfície corpórea comparada com a de um adulto é maior, sendo um dos agravos”, destaca a pediatra Anabela Sampaio, que há 25 anos atende crianças vítimas de queimaduras no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado, em Salvador (BA). 

Ela elenca os vários fatores que tornam a queimadura em crianças um pouco mais grave que em adultos: “A pele tem uma textura mais delicada. Perdendo a pele, há perda do controle de temperatura, que funciona, também, como um dos agravos- hipotermia. A instabilidade hemodinâmica também, pelo mesmo motivo: perda da barreira protetora e a maior facilidade em infecção”, destaca. 

Conforme complementa o pediatra Rodrigo Feijó, que há 22 anos trabalha na unidade de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, em enonatos e lactentes, os riscos são ainda maiores pela imaturidade do sistema imunológico. “Além disso, eles têm menos capacidade de reservas energéticas e de volemia”, completa. 

Os profissionais ainda precisam lidar com a família das pequenas vítimas. “O sentimento de culpa dos responsáveis está sempre presente”, ressalta Feijó. 

Por esses e outros motivos, a prevenção é tão importante. “Os pais deveriam receber orientações em comissões de bairro, escolas, chamadas de mídia, associações. Há vulnerabilidade da criança menor, por falta de orientação e conhecimento deste trauma grave e perfeitamente evitável”, observa Anabela. 

Conforme lembra Rodrigo Feijó, a cozinha é um dos locais de maior risco, assim como objetos perigosos como chaleiras elétricas e alisadores de cabelo, bem como alimentos e água quente. 

Dia do pediatra – Em todo 27 de julho comemora-se o Dia do Pediatra. A data foi escolhida por ter sido o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910. 

Ainda não há especialização para pediatras no atendimento a vítimas de queimaduras, mas alguns CTQs já contam com residência voltada ao tratamento de queimaduras, porém visando a área da cirurgia plástica traumatológica. 

Segundo Rodrigo Feijó, no hospital onde atua, historicamente, é a cirurgia pediátrica que atende as crianças queimadas, então faz parte da formação do residente o tratamento completo da criança queimada.

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida