SBQ assina declaração conjunta para o Dia Mundial da Segurança do Paciente

- 17/09/2020


Tema deste ano diz respeito à segurança do trabalhador da saúde

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) assinou, junto a outras 36 entidades, uma declaração sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Em 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a campanha mundial com o tema Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. A temática torna-se ainda mais relevante neste ano em que a pandemia de coronavírus colocou o mundo inteiro em alerta. 

“Essa pandemia foi a oportunidade de ver que, mesmo seguindo todas as normas, ainda há possibilidade de contaminação da equipe. Por isso, é importante essa discussão, para que se trabalhe com rotinas que aumentem a qualidade e deem mais segurança para pacientes e profissionais”, ressalta o presidente da SBQ, José Adorno.

Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que, desde o início da pandemia, pelo menos 226 profissionais morreram e outros 257 mil foram infectados em razão do novo coronavírus. As categorias mais vitimadas foram as de técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e enfermeiros.

Data - O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 leva a OMS a apontar direcionamentos para as ações de seus Estados membros, igualmente aplicáveis a gestores e líderes da área da saúde.

Entre eles estão: conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente; implementar o Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde; proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação; melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;  proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

Em razão da data, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, ambos no Rio de Janeiro, deverão ser iluminados na cor laranja, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. As entidades também convidam a todos para fazer imagens vestindo alguma peça laranja como forma de ressaltar a importância da segurança do paciente e de seus profissionais.

CUIDADOS - No documento assinado pela SBQ, as entidades deixam claro que infecções e mortes, assim como outros problemas que ocorrem em ambiente hospitalar, poderiam ser evitados com medidas como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, treinamentos de equipes, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento dos pacientes.

Segundo José Adorno, pesquisas apontam que os eventos adversos que acontecem com o paciente ou profissional durante o tratamento têm custo alto. “No livro Errar é humano fala-se justamente sobre isso. Descobriu-se que esses eventos adversos causavam 7% de disfunções permanentes em pacientes e a taxa de mortalidade chegava a 14%, isso na década de 2000”, frisa o médico.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado. Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para implantação das ações em segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013, aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente.

“Não existe, ainda, um protocolo específico para as unidades de atendimento a queimados, precisamos adaptar, como já foi feito no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Por exemplo, o protocolo referente à queda. Temos de fazer adequações de escala, pois não são as mesmas de um paciente geral”, explica José Adorno.

Os protocolos básicos envolvem a correta identificação do paciente; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; melhor comunicação entre profissionais; cirurgia segura; prática de higiene nas mãos e prevenção de quedas.

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais