Projeto Trilha do Conhecimento estreará com artigos científicos

- 07/09/2020

Material ficará disponível na biblioteca virtual da SBQ

Esta semana, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) inicia o projeto Trilha do Conhecimento, que abordará, neste mês de setembro, as Inovações tecnológicas no tratamento do grande queimado – MEEK, com patrocínio da EFE. Amanhã (8), serão publicados os primeiros artigos científicos do projeto, que terá ainda outros materiais, como ebooks e vídeos. Todo o conteúdo ficará disponível na biblioteca virtual do site da SBQ.

Estreiam o projeto os artigos do cirurgião plástico e presidente da SBQ, José Adorno, que tratará sobre a “Prevenção do grande queimado” e do cirurgião plástico e tesoureiro da SBQ, Mário Frattini, abordando o “Tratamento inicial ao paciente grande queimado”.

Segundo José Adorno, a primeira publicação irá tratar sobre a importância da prevenção como primeiro cuidado para evitar as queimaduras, a importância das estratégias de prevenção e o que tem de recursos no Brasil que pode planejar a prevenção contra queimaduras para garantir a diminuição de mortes e de grandes queimados.

“Nós ainda temos uma deficiência muito grande em fazer planejamento dessas ações e terem resultados que realmente modifiquem a prevalência das queimaduras na nossa sociedade”, explica Adorno.

Para o especialista, a abordagem do artigo vai além dos profissionais das equipes multidisciplinares e é de interesse de todos que se preocupam com prevenção, como: instituições parceiras, órgãos governamentais e não-governamentais e para o setor privado.

O outro artigo da semana é de interesse dos profissionais de saúde que fazem ou desejam fazer atendimento inicial do paciente queimado. “Neste artigo, iremos abordar a forma de condução do atendimento inicial de um paciente grande queimado, cujo conteúdo tem como objetivo ser mais um instrumento para a equipe de saúde adquirir conhecimentos para melhorar este atendimento, principalmente para equipes de pronto socorro”, destaca Mário Frattini.

O artigo também fornecerá referências bibliográficas para o leitor que quiser se aprofundar no tema do tratamento de queimaduras. “O atendimento inicial do paciente grande queimado é de grande relevância, pois dependendo de forma que é feito, pode mudar o prognóstico. Quando feito de forma inadequada, piora muito o prognóstico do paciente”, ressalta Frattini.

ACESSO - Qualquer profissional interessado poderá acessar o material na biblioteca virtual da SBQ durante o período da campanha, mediante cadastro prévio. Para sócios, o acesso será irrestrito a qualquer tempo.

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais