Junho Laranja: Uma década de campanhas educativas

Lyd Comunicação - 06/06/2024

Mês faz alusão ao 6 de junho, Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras


O Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras foi instituído oficialmente no Brasil pela Lei nº 12.026, em 27 de agosto de 2009. A escolha do dia 6 de junho para a alusão à temática não é apenas uma data no calendário, mas um lembrete da importância da prevenção e do cuidado com a nossa saúde e segurança.

Segundo o sócio fundador da SBQ, o médico Edmar Maciel, a data foi criada em 1999 pela Regional Ceará, durante o Congresso Brasileiro de Queimaduras, quando ele era presidente da Sociedade. “Um senador da República aproveitou o ensejo e levou o assunto para o Congresso Nacional, e somente 10 anos depois, em 2009, foi sancionado pelo presidente da República, oficialmente criando essa data. A gente fica muito orgulhoso disso”, relembra.

Há pelo menos oito anos, a SBQ promove, anualmente, a Campanha Junho Laranja justamente em alusão à data, com o objetivo de alertar a população e as autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que eles podem causar.

O presidente da SBQ, Marcus Barroso, destaca a importância das campanhas e das temáticas produzidas pela entidade. “As ações da SBQ contra as queimaduras são contínuas e os temas abordados alertam a sociedade, os profissionais e as entidades médicas. Se cada cidadão adotar práticas seguras e preventivas, vamos reduzir o número de vítimas de acidentes e ajudar na construção de uma sociedade mais segura”, destaca Barroso.

Dessa maneira, a SBQ desempenha um papel ativo promovendo atividades educativas e de conscientização em todo o país. Nos últimos quatro anos a campanha tem ganhado visibilidade com temáticas que envolvem toda a sociedade e que têm a ver com o momento. Por exemplo, em 2021, falou-se dos perigos do uso de álcool, já que em razão da pandemia de Covid-19 este item passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.