SIG Queimaduras da RUTE irá falar sobre segurança do paciente nos CTQs

- 16/09/2020

Objetivo é discutir os desafios e as especificidades deste atendimento

No Dia Mundial de Segurança do Paciente, lembrado nesta quinta-feira (17), o tema da reunião do SIG Queimaduras Rute desta semana será Segurança do Paciente: desafios para os Centros de Tratamento de Queimados. Quem falará sobre o assunto será a professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e membro do Comitê de Enfermagem da SBQ, Danielle de Mendonça Henrique.

Para ela, falar sobre o tema é de extrema importância, já que estatísticas relacionadas a eventos adversos são alarmantes. “São danos causados por incapacidades, óbitos decorrentes de cuidado inseguro e ainda gastos elevados. Os CTQs necessitam acompanhar e atualizar boas práticas que rastreiem erros e eventos adversos, fomentar cultura de segurança e estabelecer medidas que se configuram como barreiras de segurança, para prestar cuidado seguro livre de danos”, detalha.

O cuidado ao paciente queimado tem algumas especificidades e, portanto, algumas recomendações relacionadas às metas de segurança do paciente devem ser adaptadas. “Discutir e elaborar processos assistências seguros no âmbito do tratamento do queimado é urgente e extremamente necessário”, frisa Danielle.

Ela destaca que os principais desafios para a segurança do paciente queimado envolvem promover uma cultura de segurança nos CTQs, integrar as atividades de gestão de riscos nos processos assistenciais, hábito de notificar incidentes, estimular a participação do paciente e família no processo assistencial e implementar práticas de segurança no cuidado ao paciente queimado.

Para quem se interessou pelo assunto e quiser participar do SIG Queimaduras da Rute desta quinta-feira (17), é preciso conectar-se pelo endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigqueimaduras, a partir das 10h. Não será possível conectar após atingido o limite da capacidade máxima da sala virtual de 75 Participantes Simultâneos.