Começa o Junho Laranja, mês de prevenção à queimaduras

YD comunicação - 01/06/2023

 

Neste ano, SBQ adotou a eletricidade como temática central

 

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) dá início, nesta quinta-feira (1), à sua campanha Junho Laranja 2023 com o objetivo de alertar a população e autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem causar. Neste ano, o tema gira em torno da eletricidade e tem como slogan “Não se choque. Eletricidade queima". As ações contarão com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

 

“A campanha Junho Laranja é um momento crucial para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de queimaduras. A cor laranja é adotada como símbolo da campanha, representando a energia e a atenção necessárias para combater esse grave problema de saúde pública”, explica o presidente da SBQ, Marcus Barroso.

 

A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

 

"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular, carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", observa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que se soma a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.

 

Para alertar a população sobre estes riscos, a SBQ contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec. Juntos, contribuíram para montar uma agenda de atividades para todo o mês de junho, que englobam apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção. 

 


Com isso, a campanha busca envolver toda a sociedade na luta contra as queimaduras, disseminando informações sobre prevenção e segurança. Através de eventos, palestras, materiais educativos e ações nas mídias sociais, a Sociedade Brasileira de Queimaduras busca alcançar um amplo público, incluindo crianças, pais, profissionais de saúde e a comunidade em geral. “É fundamental que cada um de nós se torne um agente de mudança, promovendo a cultura da prevenção e disseminando informações sobre segurança. Ao adotar medidas simples em nosso dia a dia e compartilhar conhecimentos com outras pessoas, podemos contribuir para a redução das queimaduras e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos”, concluiu Marcus Barroso.


Confira nossa programação e baixe nosso material de campanha:


https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja

Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025