Começa o Junho Laranja, mês de prevenção à queimaduras

YD comunicação - 01/06/2023

 

Neste ano, SBQ adotou a eletricidade como temática central

 

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) dá início, nesta quinta-feira (1), à sua campanha Junho Laranja 2023 com o objetivo de alertar a população e autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem causar. Neste ano, o tema gira em torno da eletricidade e tem como slogan “Não se choque. Eletricidade queima". As ações contarão com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

 

“A campanha Junho Laranja é um momento crucial para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de queimaduras. A cor laranja é adotada como símbolo da campanha, representando a energia e a atenção necessárias para combater esse grave problema de saúde pública”, explica o presidente da SBQ, Marcus Barroso.

 

A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

 

"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular, carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", observa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que se soma a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.

 

Para alertar a população sobre estes riscos, a SBQ contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec. Juntos, contribuíram para montar uma agenda de atividades para todo o mês de junho, que englobam apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção. 

 


Com isso, a campanha busca envolver toda a sociedade na luta contra as queimaduras, disseminando informações sobre prevenção e segurança. Através de eventos, palestras, materiais educativos e ações nas mídias sociais, a Sociedade Brasileira de Queimaduras busca alcançar um amplo público, incluindo crianças, pais, profissionais de saúde e a comunidade em geral. “É fundamental que cada um de nós se torne um agente de mudança, promovendo a cultura da prevenção e disseminando informações sobre segurança. Ao adotar medidas simples em nosso dia a dia e compartilhar conhecimentos com outras pessoas, podemos contribuir para a redução das queimaduras e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos”, concluiu Marcus Barroso.


Confira nossa programação e baixe nosso material de campanha:


https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja

Outras Notícias

SIG Queimaduras de 17 de julho falará sobre protocolo de sepses no queimado

Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

Programação preliminar do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras está disponível no site do evento

Cicatrizes de queimaduras será tema de palestra online nesta quarta-feira (3)

Camp Samba chega à sua 7ª edição nos dias 14 a 17 de julho

Campanha Junho Laranja encerra com engajamento que dá orgulho à SBQ

Atenção com crianças com alguma deficiência deve ser redobrada

SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

Divinópolis (MG) recebe Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ)

Queimadura em idosos exige cuidado redobrado

Cidades do Brasil incluem o Junho Laranja no calendário oficial de eventos

Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

No dia de São João, o alerta é para cuidado com fogueiras, fogos e líquidos quentes

Última semana de junho terá duas lives sobre inovações tecnológicas

Dois presidentes regionais da SBQ são eleitos conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

Junho Laranja: crianças são as principais vítimas de queimaduras no Brasil

Escoteiros do Brasil aliam-se à SBQ em campanha de prevenção a queimaduras

CBQ 2024: Prorrogado prazo para submissão dos trabalhos

Parceria entre SBQ, Fepecs e Abracopel pretende monitorar dados de queimaduras no Brasil

Médico usou poema para fazer uma das primeiras campanhas de prevenção a queimaduras do Brasil