SIG Queimaduras retoma agenda de 2024

YD Comunicação - 22/02/2024

Abertura será com o médico do México Ariel Miranda, no dia 6 de março. Ele irá falar sobre a Isbi e sua participação nos países em desenvolvimento


O SIG Queimaduras já tem data marcada para retomar a agenda de 2024: 6 de março, a primeira quarta-feira do mês. O encontro, online e gratuito, será com o cirurgião-plástico mexicano e secretário-geral da International Society of Burn Injury (ISBI), Ariel Miranda. Ele falará sobre a instituição e sua participação nos países em desenvolvimento. 

“Acho muito interessante que ele vai falar a expectativa, não só a nós brasileiros, mas aos membros da América Latina, da sua proposta de trabalho, o que será bastante interessante para que a gente possa, cada vez mais, de forma globalizada, poder participar dessa integração entre aqueles que se dedicam às queimaduras”, celebra o coordenador do SIG e diretor científico da SBQ, Flávio Nadruz.

Outros dois encontros estão previstos para março, sendo um no dia 20, com a psicóloga Sandra Almeida falando sobre ideação suicida e queimadura; e outro com Paulo de Tarso, no dia 27, falando sobre o atendimento a queimados no pré-hospitalar, como panorama da situação atual. 

“Nós estamos programando entre três a quatro cursos que tiveram muitos sucesso no ano passado. Um deles com 1.800 inscritos, e isso, inclusive, teve um reflexo muito bom junto à Rede Universitária de Telemedicina (RUT). Para esse ano, o primeiro deles será sobre o tema enfermagem, no mês de março. Em breve a gente anunciará o tema e os palestrantes”, adianta Nadruz.

Em 2024, o formato do SIG Queimaduras segue o mesmo: três reuniões ordinárias previstas na primeira, na terceira e na quarta quarta-feira do mês, sempre ao meio-dia. A primeira reunião dedicada à equipe multiprofissional, a terceira aos assuntos médicos e a quarta aos assuntos organizacionais.

Ao todo, estão previstos 27 encontros ao longo deste ano. “Os palestrantes são pessoas que se destacam nas suas atividades, que falam sobre variados temas dedicados a queimaduras”, finaliza Flávio Nadruz.