Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Lyd Comunicação - 19/03/2024

Palestra será com a psicóloga Sandra Almeira, coordenadora da equipe multiprofissional da Irmandade de Misericórdia de Campinas/SP

O SIG Queimaduras desta quarta-feira (20) traz como tema “A ideação suicida e a queimadura”. A exposição do assunto será feita pela psicóloga Sandra Almeida, coordenadora da equipe multiprofissional da Irmandade de Misericórdia de Campinas/SP. 

“Vou falar sobre essa questão dentro do nosso centro de tratamento de queimaduras e as reflexões que isso gera em toda a equipe, levando em conta que trabalhamos com o conceito da multiprofissionalidade, que busca promover saúde mental do paciente, familiar, do colaborador, diante da situação de hospitalização, exercendo prevenção, tratamento, encaminhamentos, quando necessário”, adianta a psicóloga, destacando que é um trabalho que valoriza a questão da humanização do paciente com queimaduras. 

Para ela, os profissionais de saúde que puderem participar da reunião, que ocorre online e é gratuita, terão a oportunidade de enriquecer suas próprias reflexões diante da vulnerabilidade da vida, sem julgamentos, sem supostos saberes e para olhar para o outro com olhar de ‘o que posso fazer para ajudá-lo’. 

Sandra frisa que, quando se fala da questão das situações do risco da ideação suicida dentro da unidade, muitas vezes estão mescladas questões de dependência química, de alcoolismo, de automutilações. “É um trabalho que busca contextualizar as narrativas dos pacientes para que a gente possa entender um pouquinho melhor o que o fez chegar a esta condição, quais as demandas que ele apresenta dentro de uma internação fechada, quais os sinais e sintomas de risco ocorrer dentro das unidades e como é que o profissional da saúde trabalha com uma unidade tão delicada como do centro de tratamento de queimaduras. Eu costumo dizer com a dor a flor da pele e com essa questão da ideação suicida, que é tão subjetiva, e ela não é tão exposta como a ferida da queimadura”, destaca. 

Para participar do SIG Queimaduras, que ocorre nesta quarta-feira (20), a partir das 12h, basta acessar o endereço no dia e horário da reunião:  https://conferenciaweb.rnp.br/rute/sigqueimaduras. Clique em "Entrar como convidado", informe seu nome completo e e-mail. Após 10 dias, a aula gravada ficará disponível na Biblioteca Virtual da SBQ para sócios.


Confira a agenda completa do SIG Queimaduras para este ano: Agenda SIG Queimaduras 2024.pdf