SBQ publica último texto desta edição do Trilha do Conhecimento

- 28/09/2020

Artigo fala sobre reabilitação e estará disponível nesta terça-feira (29)

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) publica, nesta terça-feira (29), o último artigo da primeira edição do projeto Trilha do Conhecimento. Intitulado Reabilitação multiprofissional em grande queimado, o texto é assinado pelos fisioterapeutas Juliano Tibola, Denise Rabelo e Helena Caetano Ribeiro.

“O texto foi escrito por nós três, baseado na literatura atual, além da contribuição da nossa prática clínica. Ele traz atualização embasada de forma prática. Cada um tem expertise em uma fase: eu na fase aguda (UTI), Denise na fase hospitalar na enfermaria e Juliano na reabilitação ambulatorial, apesar de transitarmos entre estas etapas”, explica a fisioterapeuta Helena Caetano.

Segundo Juliano Tibola, o artigo é importante para todos os profissionais e, principalmente, para aqueles que atuam em ambulatórios e não têm o costume de atender pacientes queimados. “Isso é importante porque são esses profissionais que vão receber os pacientes queimados após a alta”, frisa. 

O artigo abordará aspectos multiprofissionais, com ênfase na fisioterapia, apontando os principais recursos e atualizações no cenário mundial a respeito de intervenções utilizadas, principalmente no momento da internação e reabilitação, como por exemplo, a massagem terapêutica para a cicatriz e os exercícios de movimento. 

“A fisioterapia tem papel de protagonismo, mas a reabilitação, em seu amplo conceito, não se completa sem a equipe multiprofissional que envolve fonoaudiólogo, enfermeiro, intensivista, cirurgião plástico, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social e psicólogo”, destaca Helena Caetano. 

Todo o material do projeto Trilha do Conhecimento ficará disponível na Biblioteca Virtual da SBQ. Para os não sócios, o acesso poderá ser feito apenas neste mês de setembro. Para os sócios, o conteúdo ficará sempre disponível. 

Passo a passo de acesso:

1.    Entre no site da SBQ;

2.    Na opção “Materiais”, clique em “Biblioteca virtual”;

3.    Se não for sócio, escolha entre as categorias de Não-Sócio Médico ou Não-Sócio Outros Profissionais;

4.    Preencha o seu cadastro;

5.    Agora, é só preencher o login e senha.

6.    Se já for sócio da SBQ, entre com seu login e senha.