Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados

YD Comunicação - 28/02/2024

Atualmente são oito com representantes de diversas regiões do país

Você sabia que a Sociedade Brasileira de Queimaduras atua com comitês temáticos? Atualmente, são oito áreas representadas: assistência social (ainda em formação), enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Todos eles atuam em busca de melhorar os processos de atendimento a vítimas de queimadura. 

O diretor científico da SBQ, Flávio Nadruz, destaca que uma das ideias da diretoria nessa gestão é desenvolver todas as profissões da equipe multiprofissional porque todas elas participam, dentro de sua área de atuação, para a construção desse processo de atendimento integral à saúde. 

“Os comitês estão desenvolvendo diretrizes que a gente tem a proposta de finalizá-las até setembro desse ano, como contribuição inicial, para que a gente ganhe a uniformidade entre todos os processos, entre todos os serviços e, claro, este é um documento que nunca tem fim porque as contribuições vão cada vez engrandecendo mais essa construção”, afirma Nadruz.

Para integrar o comitê, precisa ser sócio adimplente, atuar na área ou desenvolver pesquisas relacionadas à queimadura. 

Conheça cada um dos comitês em atividade:


Comitê de Enfermagem

Tendo como representante da Comissão Científica a enfermeira Raquel Pan, conta com 10 profissionais atualmente. O comitê foi criado em julho de 2020 e, desde estão, tem feito um evento/curso/webconferência por semestre. Já foram realizados dois e o próximo está previsto para o Junho Laranja. 

“Estamos na reta final de um trabalho científico, coordenado pela Profa. Dra. Danielle Mendonça, que é uma revisão de escopo sobre as competências da enfermagem em queimaduras”, adianta Raquel Pan. 

O comitê também faz atividades de ensino/extensão e pesquisa. “É extremamente importante a formação e manutenção dos comitês para auxiliarem a gestão a responder às demandas da comunidade tanto de profissionais e estudantes quanto de pacientes que venham a solicitar; bem como buscar as melhores evidências para levar ao público através de cursos e publicações”, comenta Raquel Pan.

 

Comitê de Farmácia 

Com o médico Ricardo de Lauro como representante da Comissão Científica, o comitê é composto por cinco profissionais, sendo um de Campinas, outro da Bahia e três de Brasília. 

“Os trabalhos desenvolvidos pelo comitê são no sentido de elaboração, na medida do possível, de protocolos para o uso de medicações no paciente de queimados, não no sentido de normatizar o que tem que ser feito por cada unidade, porque cada uma tem uma realidade muito particular, mas no sentido de dizer o que é feito em cada unidade dentro dos seus limites, dentro da sua capacidade”, explica Ricardo de Lauro.

Para ele, a importância do comitê de farmácia, assim como dos outros comitês dentro da SBQ é, primeiro, a disseminação do conhecimento. “Eu acho que pouca coisa se cria em medicina, mas muita coisa se copia e eu acho que a gente tem que, abertamente, copiar as coisas boas, as experiências bem sucedidas, buscando, na medida do possível, a corroboração científica dessas coisas”, destaca o médico.

 

Comitê de Fisioterapia

A médica Maria Cristina Serra é representante da Comissão Científica. O grupo se reúne para, entre outras coisas, desenvolver materiais escritos sobre o cuidado de fisioterapia da emergência até a recuperação do paciente. Também organizam palestras, aulas, online e presencial. 

“O objetivo é informar o maior número de fisioterapeutas da importância do tratamento, desde a emergência, ambulatório, prevenção das sequelas motoras e, também, a parte respiratória, que é fundamental a presença do fisioterapeuta”, destaca Maria Cristina, lembrando que a forma de atender este paciente tão complexo não é ensinada a esses profissionais na faculdade.

 

Comitê de Fonoaudiologia

Quatro fonoaudiólogas compõem o comitê que tem como representante da Comissão Científica a enfermeira Moelisa Dantas. 

No momento, o comitê está construindo as diretrizes de atuação do fonoaudiólogo no atendimento às pessoas que sofreram queimaduras. Além disso, é papel do comitê é promover eventos de atualização científica junto à SBQ.


Comitê de Nutrição

Criado em abril de 2023, o comitê tem como representante da Comissão Científica a nutricionista Gisele Gonçalves. O grupo é formado por quatro nutricionistas e um nutrólogo. O comitê se reúne periodicamente para discutir as bases e atualizações da área, com o objetivo de escrita de material que seja útil na prática clínica. Além disso, o comitê está sempre à disposição da SBQ para apoio técnico-científico, tanto em eventos científicos quanto em dúvidas enviadas por profissionais da área.

“Atualmente estamos trabalhando no desenvolvimento de um material de apoio para ajudar os profissionais que atuam no tratamento nutricional de pacientes queimados. O comitê conta com profissionais com experiência na área,  empenhados em melhorar e facilitar o tratamento nutricional do paciente queimado”, frisa Gisele.

 

Comitê de Psicologia

Sob a representação científica do médico Flávio Nadruz, a preocupação do comitê é buscar formas de dar o suporte que o paciente e seus familiares precisam após o acidente com queimaduras. “Desde o primeiro momento, o paciente tem que ter o suporte da psicologia. Mas além do paciente, a gente tem toda a família que o cerca, que também se depara com uma situação muito aguda, com uma grande transformação, então esse suporte tem que ser do ponto de vista multiprofissional ao paciente e aqueles que o cercam”, frisa Nadruz. Para ele, a figura do psicólogo é um diferencial necessário para o atendimento integral e de qualidade. 

 

Comitê de Terapia Ocupacional

Composto por seis integrantes, tem como representante da Comissão Científica o médico Nilmar Bandeira. A proposta do grupo é fazer leituras de referencial bibliográfico e levantar um material que caminhará para uma construção de um protocolo de atendimento. 

A importância do comitê para a SBQ é o aprofundamento teórico e caminhar para uma linha unificada de todos os centros de tratamento de queimados.