Revista Brasileira de Queimaduras está com nova edição disponível

- 04/08/2020

Publicação é o veículo oficial de divulgação científica da SBQ e traz, desta vez, artigos como perfil epidemiológico de queimadura em crianças

A nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) já está no ar. O veículo oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) traz, desta vez, dez artigos de diversos profissionais e um editorial assinado pela fisioterapeuta Marilene Massoli, também presidente da SBQ regional de Minas Gerais.

Entre os temas abordados estão estudos epidemiológicos de queimaduras em crianças de Campo Grande (MS) e da Serra Catarinense, além de um estudo de internações hospitalares por queimaduras em pacientes pediátricos no Brasil entre 2008 e 2015.

Também estão retratados, nesta edição da RBQ, artigos sobre lesões por queimaduras em idosos, atuação da fisioterapia no paciente queimado, principais complicações respiratórias em pacientes adultos queimados e temáticas relacionados aos enfermeiros.

A revista é de acesso gratuito, por meio do site www.rbqueimaduras.com.br. No mesmo endereço, é possível encontrar, ainda, todas as outras edições da publicação, desde 2009. 

PERIÓDICO – A Revista Brasileira de Queimaduras é lançada três vezes ao ano, com trabalhos científicos, artigos originais, de revisão, relatos de casos, experiências e uma sessão especial onde um expert em uma área relacionada a queimaduras conta experiência em assunto dentro da sua realidade.

“Os textos são publicados em português, espanhol e inglês. Nossa revista segue critérios internacionais de publicação. Temos avaliações por pares, avaliação cega dos revisores, o que leva a um risco menor do viés durante a avaliação”, explica a editora chefe da revista, Natália Gonçalves.

Em razão disso, publicar um artigo na RBQ conta pontos para pesquisadores e estudantes que tenham interesse em ingressar em pós-graduação. “No Brasil, temos uma classificação que se chama Qualis Capes. Nossa revista pontuar para enfermagem e medicina”, detalha Natália.  

Qualquer profissional de saúde pode publicar na revista, desde que a temática esteja ligada à queimadura, em razão do atendimento neste segmento ser multiprofissional. “Uma vantagem da nossa revista é que não é necessário pagar para publicar nela, nem para submeter”, frisa a editora.

A última página da publicação traz todas as informações necessárias a quem pretende publicar, com instruções de como enviar o arquivo, o formato utilizado e as normas adotadas.