Retrospectiva SBQ 2020

YD Comunicação - 31/12/2020

Foram 365 dias de conquistas adquiridas e desafios superados

O ano de 2020 foi desafiador para o mundo. A pandemia trouxe um novo panorama, em especial, para quem trabalha na Saúde. E nessa nova realidade, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) deixou um legado de aprendizado para a área médica, formou parcerias importantes para prevenção e para melhorar o atendimento a pacientes queimados e trabalhou firme neste cenário onde o álcool passou a fazer parte da rotina de higiene da população, aumentando o risco de acidentes.

Relembre os principais feitos da SBQ neste ano de 2020:

SIG Queimaduras– Semanalmente, de 26 de março a 26 de novembro, foram realizadas 36 reuniões, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), com assuntos relacionados à pandemia de coronavírus e seus impactos no atendimento aos pacientes queimados por todo o país.

Cartilha de prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes – A convite da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal, a SBQ e a Organização não Governamental (ong) Criança Segura Safe Kids Brasil se uniram para criar a cartilha “Casa Segura, Criança Protegida – Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes”.  O documento alerta as famílias, reclusas devido à pandemia do coronavírus, sobre os perigos e os cuidados que devem ser adotados nas residências, lugar onde ocorrem cerca de 40% dos acidentes, de acordo com o DataSUS.

Levantamento dos casos de queimaduras por álcool 70% – Assim que o álcool 70% em sua forma líquida foi liberado para a população, a SBQ fez um ofício com manifesto à Anvisa e ao CFM sobre a gravidade da liberação do produto. Desde março, um levantamento está sendo realizado com cerca de 35 CTQs no país para gerar um estudo multicêntrico nacional sobre a incidência de queimaduras por álcool durante a pandemia do Covid-19. Durante todo o período, foram concedidas entrevistas para alertar a população sobre a gravidade do álcool.

A Sociedade também enviou um parecer à Anvisa sobre os novos tipos de álcool (spray, creme etc) produzidos pela indústria. Também houve uma consulta do Inmetro sobre a segurança nas embalagens do álcool e formas de apresentação do produto.

Campanha Junho Laranja – Com o tema “Com fogo não se brinca!” com foco nas crianças que são as principais vítimas de acidentes domésticos, a SBQ realizou ações nas redes sociais, lives e sensibilização junto aos parceiros, apoiadores, profissionais da saúde, imprensa e associados da SBQ que tiveram um importante papel de engajamento na divulgação de conteúdo de prevenção e cuidados com queimaduras. 

A Sociedade conquistou uma importante apoiadora internacional, a Amal Shineres. Eles participaram da live e replicaram todo o material do Junho Laranja em suas redes sociais.

Revista Brasileira de Queimaduras – A RBQ tem um importante papel no cenário nacional e é bastante acessada por profissionais. Em 2020, ela subiu da posição B3 para B2, na classificação geral da Qualis/Capes. A revista está passando por um momento de transição e em breve terá um novo corpo editorial.

Semana do Bebê – A Sejus promoveu a Semana do Bebê, em parceria com diversos órgãos e entidades, inclusive a SBQ. Temas como aleitamento materno, prevenção de acidentes domésticos e principais cuidados na primeira infância foram abordados na programação virtual e presencial, em Samambaia (DF).

Projeto Criança Feliz Brasiliense – Em Brasília, o presidente da SBQ foi convidado a participar de vídeos educativos do projeto Criança Feliz Brasiliense. Em três gravações ele falou sobre prevenção de acidentes, acidentes com queimaduras e primeiros socorros.

Trilha do Conhecimento – Com início no mês de setembro, a SBQ criou o projeto intitulado Trilha do Conhecimento.  O tema da 1ª edição foi Grande Queimado Meek. A proposta foi transmitir conteúdo científico em parceria com empresas e profissionais renomados na área.

O projeto contribuiu com a educação continuada dos profissionais que já atuam nos centros de tratamento de queimados e despertou interesse nos demais profissionais de saúde em temáticas e condutas relacionadas ao tratamento do paciente queimado.

Como resultado, foi produzida uma publicação com registro na International Standard Book Number (ISBN).

Criação dos Comitês – Quinzenalmente os grupos se reúnem com o objetivo de aprofundar as discussões, desenvolver ações de pesquisa, capacitação e engajamento dos profissionais da saúde na temática das queimaduras. Atualmente, a SBQ tem três comitês formados por profissionais da equipe multidisciplinar. São grupo na área de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogos e enfermeiros.

Este ano, também foi criado o Comitê de Banco de Tecidos formado pela SBQ, pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT), o Ministério da Saúde, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O grupo já fez avanços importantes na liberação de bancos de tecidos no Brasil e no uso da membrana amniótica para o tratamento de queimaduras.

Combate queimaduras e queimadas – A SBQ, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado estão trabalhando juntas no Projeto Queimados.

O intuito da parceria é de capacitar brigadistas que atuam no combate aos incêndios florestais com um curso on-line. O projeto também irá produzir podcasts, vídeos e cards para orientar índios, quilombolas, assentados e comunidade em geral sobre cuidados básicos.

Curso Teórico por Telemedicina para Transplantadores de Tecidos Alógenos de Banco de Tecidos Humanos – De 19 de outubro à 09 de novembro, a SBQ realizou o curso online. Com 74 profissionais inscritos, o curso capacitou equipes dos Centros de Tratamento de Queimaduras (CTQ’s) no uso de tecidos alógenos (pele alógena e membrana amniótica).

O curso teve o apoio do SNT, da Anvisa e CFM. e visa capacitar

Eleição da nova diretoria nacional e regionais – No mês de novembro, foram escolhidos novos presidentes regionais. Na chapa nacional, o presidente José Adorno foi reeleito.

Manual de Queimaduras para Estudantesc– Apoio e revisão do Manual de Queimaduras realizado pela Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (LETES).