Nota de esclarecimento

- 23/10/2020

A Sociedade Brasileira de Queimaduras e o SIG Queimaduras estabeleceram, desde março de 2020, em caráter especial, uma programação semanal de atividades online, como proposta de educação continuada vertical, para discutir o impacto da pandemia nos Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) e equipe multiprofissional. Isso tem incluído aspectos relevantes de qualidade e segurança na continuidade do cuidado durante a pandemia bem como segurança dos profissionais e dos pacientes internados naquelas unidades. 

No último encontro do SIG Queimaduras , realizado em 15 de outubro deste ano, foi proposto pela SBQ o tema “Convivendo com a COVID-19 nos CTQs: Gestão da Pandemia”. Convidamos o CTQ do Hospital João XXIII de Belo Horizonte, na pessoa da doutora Kelly Daniele de Araújo, e o CTQ do Hospital da Restauração de Recife, na pessoa de doutor Marcos Guilherme Praxedes Barretto.

O referido encontro transcorreu sobre possibilidades de transmissão e acometimento de profissionais e pacientes. Também sobre medidas tomadas junto a gestão do hospital sobre o fato que foi notificado aos comitês de segurança e controle de infecção.

Em uma das falas, Marcos Barreto, também vice-presidente da SBQ, discorreu sobre as principais dificuldades que enfrenta no controle epidemiológico da Covid-19 na unidade em que coordena e explicou decisões da gestão para mitigar danos. Ao longo da apresentação, citou a maior vulnerabilidade de fisioterapeutas e enfermeiros no tratamento de pacientes com relação ao risco de contaminação por coronavírus.

Diante do impacto causado pela fala, a SBQ vem a público esclarecer que, de fato, fisioterapeutas e enfermeiros são mais vulneráveis ao contágio, pelo contato prolongado e inevitavelmente ligado às secreções de vias aéreas no trato dos pacientes de queimadura, com graus maior ou menor de risco.

Não houve intenção, por parte de Marcos Barreto ou de qualquer outro membro da SBQ, culpabilizar ou desprestigiar o trabalho destes profissionais indispensáveis na linha de frente da Covid-19.

A SBQ reafirma que o propósito do SIG Queimaduras é discutir aspectos de melhoria de qualidade e segurança do paciente (QSP) nos processos de trabalho, entendendo riscos e identificando Eventos Adversos (EA) para que se promova melhoria da assistência, diminuindo incertezas e danos a pacientes e equipe multiprofissional e, por consequência, que experiências exitosas ou insucessos possam ser úteis para outras equipes.

Esta entidade tem trabalhado para disseminar conhecimento, reiterando a importância das equipes multiprofissionais no tratamento a pacientes queimados, e em ações com a finalidade de buscar soluções de fluxo de trabalho para reduzir, ao máximo, o contágio das equipes e pacientes internados. Essas são prioridades em nossos debates.

A SBQ está aberta a qualquer participação, seja no sentido da crítica ou de apontar uma solução para a preocupação levantada, que enseja a intenção de todos os membros da SBQ no aprimoramento técnico e construção de saberes na equipe multiprofissional.

Reforçar e incentivar a cultura da qualidade e segurança de maneira justa sem culpabilidade é recomendável como boa prática. Oportunamente convidamos a todos que participem da programação da SBQ (acesse o site), em especial do SIG Queimaduras. Tem sido relevante espaço de discussão para fortalecimento do trabalho multiprofissional transdisciplinar. 

Acolhemos a crítica e, temos certeza, que este episódio também faz parte de aprendizado. 

Atenciosamente