Norte/Nordeste terá primeiro programa de residência médica em atendimento ao queimado

YD Comunicação - 05/11/2020

Serão oferecidas duas vagas a partir de 2021

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (BA), terá o primeiro Programa de Residência Médica em Atendimento ao Queimado do Norte/Nordeste, a partir de janeiro de 2021. Serão ofertadas duas vagas, por meio de concurso a ser realizado no ano que vem. Para concorrer, o pré-requisito é ter feito residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica.

Para o cirurgião Marcos Barroso, coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do HGE e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a criação da Residência Médica em Atendimento a Queimados “é de grande importância, uma vez que existe uma grande deficiência de profissionais habilitados para esse tipo de assistência no país”. Na avaliação de Barroso, não existem centros formadores e os serviços habilitados são inexistentes no Norte e poucos no Nordeste.

O programa funcionará no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital, o qual tem destaque, nacionalmente, pelo seu volume de atendimento e por sua excelência no cuidado aos pacientes queimados. Agora, além da assistência qualificada, o HGE reforça o seu papel na formação de novos especialistas capacitados a manejar vítimas de trauma, importante causa de óbito no mundo. 

A Bahia possui ainda outra unidade de referência, que é o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo baiano.

ESPECIALIZAÇÕES 

Especialização em queimaduras ainda é um desafio no mundo. No Brasil, os profissionais que atuam nas unidades de queimados têm contato com a especialidade na residência médica ou em cursos específicos, como o Curso Nacional de Normatização de Atendimento a Queimado, promovido pela SBQ. 

Além do HGE, outras duas localidades oferecem residência na área. Uma delas é a Escola Paulista de Medicina e a residência de cirurgia plástica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerias. O Programa de Residência Médica no Atendimento ao Paciente Queimado tem o objetivo de formar cirurgião plástico especializado no atendimento inicial, tratamento cirúrgico da fase aguda, assistência intensiva ao grande queimado, acompanhamento ambulatorial e tratamento das sequelas. 

A Unidade de Tratamento de Queimaduras da Escola, coordenada pelo professor Alfredo Gragnani, possui leitos de UTI e centro cirúrgico próprio e está ligada à disciplina de Cirurgia Plástica e ao programa de pós-graduação em Cirurgia Translacional da Unifesp e ao curso de mestrado em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual, permitindo o desenvolvimento de pesquisa na unidade.

Em Minas Gerais, a residência de Cirurgia Plástica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais oferece seis meses dentro da unidade de queimados, por todos os setores. Existe uma residência multiprofissional em trauma, reconhecida pelo Ministério da Educação, com formação para todas as áreas.

*Crédito da foto: Carol Garcia / SECOM


Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados